Governo francês inicia a eliminação do glifosato

Governo francês inicia a eliminação do glifosato

O governo francês liberou sua plataforma online de eliminação gradual do glifosato, em uma tentativa de ajudar os agricultores em todo o país a pararem de usar o herbicida mais usado no mundo.

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que a plataforma on-line foi projetada para “ter um local declarativo onde todos os agricultores que desejarem podem se comprometer a dizer que já pararam de usar o glifosato, ou dizer que se comprometeram a parar de usá-lo.”

O próprio Macron afirmou que a plataforma é para  “todos os agricultores que estão prontos para se inscrever, torná-lo visível, colocar pressão sobre os outros, criar rastreabilidade para dizer que tudo é feito sem glifosato”.

Paralelamente ao componente de comprometimento do produtor na plataforma on-line, o site oferecerá um componente de apoio ao agricultor, a partir do primeiro semestre de 2019, em conjunto com um ‘banco de recursos técnicos’ a ser lançado até o final de 2018.

Espera-se que as 25.000 fazendas orgânicas na França assinem a plataforma antes do final de 2019, já que o glifosato já não é usado em fazendas orgânicas certificadas em todo o mundo.

O novo ministro francês da Ecologia, François Goullet de Rugy, também confirmou que o imposto sobre o uso de glifosato também será aumentado para ajudar na eliminação:  “Para isso, o governo planeja aumentar a taxa sobre poluição fitossanitária.  Esta taxa será aumentada em 50%, mais um euro por quilo, para o glifosato. “

“Esse imposto vai ajudar a financiar, com até 50 milhões de euros por ano, o desenvolvimento da agricultura orgânica, além dos 71 milhões de euros dedicados ao programa Ecophyto para a redução do uso de produtos fitossanitários”, prosseguiu De Rugy.

Desde que a União Europeia reduziu o período de re-licenciamento do glifosato de 15 para 5 anos em 2017, após a classificação do glifosato como ‘provável carcinógeno humano’ pela Agência Internacional para Pesquisa do Câncer (IARC), França e Alemanha , entre outros países da UE anunciaram planos para eliminar totalmente o uso de herbicidas à base de glifosato nos próximos anos.

Matéria original: https://sustainablepulse.com/2018/11/24/french-government-starts-phase-out-of-glyphosate-with-online-farmer-platform-and-herbicide-tax

Hans Lenk


Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sign Up
close-link
Sign Up
close-link
Sign Up
close-link